A dor no joelho é um sintoma bastante comum que pode afetar pacientes de todas as idades. De intensidade e duração bastante variadas, o desconforto no joelho pode se apresentar em ambos os lados – joelho direito e esquerdo
A maioria das lesões no joelho tem relação direta com a prática esportiva, principalmente em atletas, corredores e jogadores de futebol, que demandam intenso esforço da articulação.
No entanto, a origem das lesões costuma ser diferente. Nas mulheres as lesões são mais traumáticas e nos homens relacionadas a traumas, contusões ou sobrecarga.
O diagnóstico muitas vezes é de rápida resolução, mas alguns casos podem ser mais trabalhosos, devido à complexidade das estruturas envolvidas, sendo necessário à utilização de exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética para se avaliar o tipo de problema que está afetando o joelho.
Vale a pena ressaltar que dependendo da origem e da estrutura comprometida o desconforto pode dificultar os movimentos.
Dor do lado de dentro do joelho: esta relacionada a problemas de desalinhamento dinâmico como lesões ligamentares, meniscais, tendinopatias (pata de ganso) ou degenerações articulares;
Dor do lado de fora do joelho: bastante comum em atletas e corredores tem relação com a Síndrome do trato iliotibial ou sobrecarga por atrito na face lateral da coxa, bem como lesões em menisco lateral, degeneração articular, entre outras. Nesse caso, se o indivíduo tiver dificuldade em dobrar o joelho em um ângulo de 45º é possível que o problema esteja em estruturas laterais da articulação.
Estrutura do Joelho
O joelho é uma articulação bem complexa que exige certa flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo. Para que seja funcional, ele conta com estruturas importantes de estabilização. Em contrapartida, o joelho pode ser afetado por diversas lesões, sendo algumas delas as torções ou entorses, as contusões, os traumas ou o desgaste. Esses diagnósticos podem comprometer a viabilidade de ligamentos, cartilagens, tendões, bursas e meniscos.
Quando surge uma dor na região, ela é provocada pelo uso excessivo dos joelhos ou falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da articulação. Sua origem pode estar ligada às estruturas que envolvem o joelho, como ligamentos, tendões e bursas (revestimento), ou nas que formam a própria articulação, especificamente os ossos (fêmur, tíbia e fíbula), cartilagem (menisco) e músculos.
Afinal, o que pode ser a dor no joelho?
A dor no joelho pode envolver diferentes afecções. Algumas delas podem incluir:
- Distensão ou entorses;
- Tendinites e bursites;
- Desgaste nos meniscos;
- Rompimento de cartilagem, menisco e ligamentos;
- Doenças reumáticas: artrite reumatoide, osteoartrite, artrose, lúpus e gota;
- Infecções no joelho;
- Síndrome da dor patelo-femural;
Quanto às lesões traumáticas, elas afetam comumente ligamentos e menisco, enquanto que as não traumáticas afetam a articulação como um todo. A característica da dor tem relação com a estrutura que está sendo comprometida: desconforto ao andar, incapacidade de dobrar o joelho, inchaço, deformidade e dor forte.
Procure um fisioterapeuta para ensinar exercícios preventivos ou fazer liberações miofacial que ajude a relaxar a musculatura dos treinos e evitar lesões
Nenhum comentário:
Postar um comentário