06 junho 2019

O Perigo dos influenciadores Youtubers

Quem nunca se deixou levar por alguma modinha alimentar na esperança de secar as incômodas gordurinhas? Por mais que especialistas sérios não incentivem essa prática, no âmbito da internet é impossível controlar ou regular esse tipo de informação que promete milagres. Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, no Mato Grosso do Sul, só este ano recebeu 60 denúncias contra leigos no assunto que prescrevem livremente fórmulas mágicas.

Ainda de acordo com o CRN/MS, as dietas da moda figuram a lista dos conteúdos mais clicados e curtidos nas redes sociais, blogs e em sites e portais de notícias. Diariamente, os chamados influenciadores digitais publicam estratégias para perda de peso ou ganho de massa muscular, com dicas para fugir dos carboidratos. O CRN alerta: sua saúde pode estar ameaçada.

Um estudo da Universidade de Glasgow, do Reino Unido, durante o European Congress on Obesity, revelou que das publicações de no­ve blogueiros locais, oito não poderiam ser consideradas fontes confiáveis sobre o controle do peso. No Brasil, a situação não é muito diferente. 

“Dicas como essas são um verdadeiro desserviço à saúde. Nenhuma bebida, isoladamente, faz emagrecer. Existem padrões alimentares e exercícios físicos que podem colaborar para isso”, alerta a nutricionista Fabiana Poltronieri, coordenadora da Comissão de ética do CRN-3 e doutora em Ciência dos Alimentos pela USP.
Além de trazer riscos à saúde, a disseminação de conteúdos ligados às dietas, pode configurar exercício ilegal da profissão, já que a prescrição dietética é atividade privativa do nutricionista.

Nenhum comentário: