16 dezembro 2010

Comece já um programa para entrar em forma


Aquele seu plano de começar o ano saindo do sedentarismo, tirar um tempo para se cuidar foi adiado várias vezes por causa do excesso de trabalho e você nem se deu conta que o ano chegou ao fim.
Melhor começar a ter um olhar diferente para os exercícios e uma boa escolha alimentar, pra começar as evidências de que o homem contemporâneo utiliza-se cada vez menos de suas POTENCIALIDADES corporais e de que o baixo nível de atividade física é fator decisivo no desenvolvimento de DOENÇAS degenerativas. Isto é, o corpo fica doente com essa vida moderna que mais de 80% da população brasileira esta acostumada a levar.
Trabalhar é questão de sobrevivência, pois o mundo é capitalista, cada vez que mais trabalhamos maior o poder de consumismo e mais oportunidades ou garantia de um padrão de vida sustentável. No entanto um corpo doente não trabalha eficientemente, colaborando para que um bom trabalho que poderia ser produtivo durante 4hs se torna produtivo em 8hs assim o dia se passa para a grande maioria da população isso se chama PERFORMANCE HUMANA.
Cada vez mais se trabalha cada vez menos se produz por hora de trabalho, ao contrário seria para aqueles que já conseguiram enxergar o diferencial que exercícios e uma boa escolha alimentar faz à diferença no “padrão de vida”, aquele mesmo idealizado por horas extras de trabalho.
Cair a performance humana ou aumentar a performance humana é questão de utilizar de forma eficiente as potencialidades corporais para que com isso se torne um corpo saudável, produtivo e auto eficiente. Nessa perspectiva, o interesse em conceitos como “ATIVIDADE FÍSICA”, “ESTILO DE VIDA” e “QUALIDADE DE VIDA” vem adquirindo relevância.
E, na dimensão psicológica, a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos. Por sua vez a prática de exercícios físicos habituais, além de promover a saúde, influencia na reabilitação de determinadas patologias associadas ao aumento dos índices de morbidade e da mortalidade.
Na ficha de anamnse de meus pacientes tem uma perguntinha que esta entre as favoritas que já bato o olhar antes de conversar com o paciente:
Como considera sua própria saúde, comparando-a a outras pessoas da mesma idade? Existem 4 níveis de classificação, a partir de então consigo mesmo ainda sem ter avaliado-o saber qual o nível de performance Humana deste paciente. Por exemplo comparando o corpo a um automóvel 1.0 ou 2.0 ou V6.
O melhor de tudo é que um corpo de baixa performance humana pode se transformar em um bem mais poderoso com o tratamento isso é o mais surpreendente da capacidade fisiológica humana.
Ao ler este artigo e idealizando que pode ser possível já é um começo interessante, porém se não existir um bom planejamento e organização de como isso vai ser encaixado, esquece que mais uma vez vai ser adiado e mais uma vez o ano vai passar e não vai dar certo. Toda vez que muda uma rotina muda-se o planejamento, esta incluso o treinamento específico e o tipo de alimentação específica.
BOA SORTE!!
Bom planejamento para 2011 e que seja um ano produtivo na vida de vocês!!!

Dra. Janete Neves
Especialista em Performance Humana

Nenhum comentário: