15 setembro 2017

Por que me consultar com um fisioterapeuta

O combo de dieta, exercícios físicos e esportes pode apresentar resultados satisfatórios para a saúde e qualidade de vida. Quem gosta de praticar uma modalidade, porém, precisa tomar cuidado para não se machucar. É nesse cenário que o fisioterapeuta ganha espaço e intervém diretamente no tratamento e prevenção de lesões. Além disso, a atuação do profissional é decisiva para o rendimento dos atletas profissionais e amadores. Para se ter idéia, a fisioterapia esportiva é um das principais áreas de atuação da fisioterapia.
A Fisioterapia desportiva no Brasil se destaca poruqe conta com excelentes profissionais. A ciência também avançou, sobretudo no País trazendo nossos profissionais como os melhores do mundo. Até os grandes clubes da Europa de futebol contratam os nossos fisioterapeutas. Atletas de destaque levam os profissionais daqui para os países que vão jogar. Grande parte das competições de fora fazem reabilitação aqui no Brasil. Isso se deve à tecnologia: com análises biomecânica e cinesiologica. As ferramentas são modernas e ajuda demais.
O Principal desafio é manter o atleta ativo o máximo de tempo possível sem se machucar. Afinal, cada modalidade esportiva exige um esforço repetitivo, que pode intensificar nos períodos de competição. “A gente precisa saber como ele usa o corpo para obter o desempenho máximo dentro da modalidade. Depois disso, vamos diminuir a incidência de lesões.
A maioria dos tratamentos são aqueles que chegam com a DOR, assim que começa a procura por ajuda e a minoria procura a Fisioterapia sem incômodos com o intuito de prevenir um estado crônico com os treinos.
A Fisioterapia é fundamental para manter o corpo saudável e ativo. As pessoas estão conscientes dessa importância e passaram a prestar atenção nos movimentos durante os treinos. Além disso, os trabalhos de flexibilidade, força e equilíbrio são complementares à atuação do profissional de educação Física, que acompanha a evolução física e técnica. Cada atleta tem um desejo e a fisioterapia tem que deixar aquele corpo capaz de se superar sem sequelas a saúde osteomuscular.
Procurar um fisioterapeura para soltar a musculatura (liberação miofacial), alongar (relaxar a musculatura tensa do corpo), fortalecer músculos pequenos de movimentos específicos, engloba funções específicas de quem procura saúde e um complemento aos treinos intensos e um corpo com menos propensão a desgastes ou problemas de coluna e articulações.
Exemplo aquele ex atleta que volta ao seus treinos e começa a se animar novamente é um indivíduo altamente levado ao risco de lesões graves, esse indivíduo deve ter um fisioterapeuta para dar base a todo esse retorno.
Ou aquele indivíduo que trabalha ardualmente cheio de tensões pelo corpo, resolve ser saudável e vai se exercitar, correr, pedalar, academia. O Stress do trabalho mais o estress do treino pode sim causar uma pane na coluna, cervical, quadril. Ai que entra o fisioterapeuta tentando achar o balanço e equilíbrio disso tudo. Isso é BEM ESTAR.


Nenhum comentário: