17 dezembro 2018

Jejum Intermitente

Existe uma teoria publicada pelo pesquisador James Neel que explica o agravamento das doenças metabólicas nos dias atuais e que está embasada na seleção natural de genes do metabolismo de nutrientes e estoque de gordura. Considerando que a nossa carga genética é a mesma de cerca de 25.000 anos atrás, época em que a espécie humana caçava e passava dias sem comer até encontrar algum animal para se alimentar, é fácil de compreender o aumento dos índices de obesidade, diabetes e cardiopatias que presenciamos atualmente, onde a demanda por atividade física é praticamente nula dado os adventos da tecnologia e porque as pessoas não precisam mais caçar para se alimentar, já que podem pedir uma pizza pelo telefone e pagar com cartão sem sair de casa.
Os muçulmanos esperam o pôr do sol durante o mês de Ramadan para começarem a se alimentar, podendo fazê-lo até o nascer do sol, quando começa o ciclo do jejum novamente. Cristãos, judeus, budistas e hindus costumam fazem o jejum em dias ou períodos designados.
Para o tratamento da obesidade, existe um estudo de caso clássico publicado no Postgraduate Medical Journal por Stuart e Fleming, na década de 1970, no qual um indivíduo em ambiente hospitalar ficou em jejum controlado por 382 dias, começando o tratamento com 207 kg e terminando com 81 kg. Ou seja, perdeu 126 kg no total, tendo uma média de 330 g a menos por dia. Ao final, os autores comentam que o jejum é uma estratégia que funciona no tratamento da obesidade.
Os mecanismos do jejum intermitente ligados aos benefícios à saúde podem ter uma relação com o nosso controle central e o ciclo circadiano, que regula a temperatura corporal, a taxa metabólica basal, bem como o centro de controle da fome e saciedade
Alimentação com restrição de tempo Esse protocolo permite que os indivíduos tenham uma ingestão calórica à vontade em períodos específicos com janelas de jejum dentro de uma rotina. O recomendado é realizar menos de três refeições por dia. Consideram-se períodos de jejum prolongados feitos durante o dia ou à noite.



Nenhum comentário: