05 fevereiro 2019

Iogurte

é um alimento produzido através da fermentação do leite pela ação de das bactérias, podendo ser acompanhado ou não de outras bactérias ácido-lácticas, resultado num produto com sabor ligeiramente ácido devido a produção de ácido láctico, a partir da quebra da lactose, O resultado é um alimento fácil digestão, nutritivo, com cálcio e proteínas. O processo de produção de iogurtes atua na preservação do leite por meio da adição de micro-organismos benéficos, além de controlar o desenvolvimento das bactérias não desejadas.
O iogurte também possui destaque dentro do grupo de lácteos, pois possibilita variedade na alimentação podendo ser consumido puro, misturado a um ou mais ingredientes e esta disponível em diferentes sabores e texturas. A literatura tem mostrado a importância do consumo regular do iogurte por meio de recentes estudos que associam a sua presença a uma dieta de melhor qualidade, quando comparada com aqueles que não consomem esse alimento.
Além da contribuição do iogurte para o consumo de nutrientes essenciais devido sua composição nutricional, os individuos que consomem iogurte também tendem a ingerir quantidades mais elevadas de micronutrientes. Um estudo com americanos demonstrou que os consumidores de iogurte possuem menos probabilidade de ingerir inadequadamente varias vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas B2 e B12, cálcio, magnésio e zinco. Além disso, alguns estudos mostram que , comparado com baixos ou não consumidores, pessoas que consomem iogurte frequentemente tendem a seguir melhor orientações dietéticas.

Outro ponto destacado nos estudos é que, trocar lanches ricos em calorias e pobres em nutrientes por iogurtes com frutas, pode ajudar a aumentar o consumo de nutrientes essenciais e melhorar a qualidade da dieta sem contribuir para o aumento de peso. Por isso, muitos países, incluem o iogurte nas suas orientações dietéticas.

Nenhum comentário: